Sem dúvidas, o surgimento da internet e as imensas possibilidades que ela proporciona, forma uma revolução sem precedentes na história da humanidade. Apesar de muito lixo que ainda contamina suas “infovias”, temos muita coisa de grande valor para consumir.
E uma das possibilidades de grande valor situa-se na oportunidade para gerar bons negócios ao redor do mundo. Se você está navegando, que tal aproveitar para “pescar” alguns bons peixões? E que não sejam histórias de pescador?
Pois bem, eles existem, não são lendas e, procurando com critério e inteligência, você pode encontrar muita coisa boa por aí.
Algumas oportunidades
É lógico que a exposição na internet gera uma série de benefícios, algo impensável há cerca de 15 anos atrás; eu mesmo, já consegui bons contatos e negócios através da rede. Além de ganhar tempo, tal qual no mundo físico, a internet também é povoada por “tribos” com interesses comuns, basta você encontrar um grupo que compartilhe interesses.
As pessoa casam, descasam, casam outra vez, conseguem caronas, companhias de viagem, clientes, fornecedores e muito mais, com apenas alguns poucos minutos por dia. Essa grande rede, proporciona realmente tudo o que se queira, basta procurar com critério para você conseguir.
E, para os empreendedores, as condições são ainda melhores, pois se antes estávamos restritos por tempo e espaço, com a web isso deixa de existir. Mas, como num negócio físico, estar preparado e oferecer produtos e serviços de qualidade, é a chave-mestra do sucesso. É muito simples.
Qual a fórmula do sucesso?
Não existe. Apesar da simplicidade para fazer algo de valor, como dito anteriormente, não há uma receita para se conseguir resultados fantásticos, seja no mundo físico ou no virtual. Parece que os cuidados com estrutura, ter um plano de negócios, investir na qualidade desde o começo e ter uma política clara de relacionamento com o cliente são algumas providências comuns aos casos de sucesso.
Se existem as oportunidades, você também pode se deparar com muitas armadilhas, golpes e vigarices de todo tipo. Sistemas do tipo “ganhe dinheiro sem fazer nada”, “fique rico sem investimento” ou algo parecido, não tem a menor condição de ser verdadeiros. Dinheiro só pode ser gerado honestamente com trabalho. Só isso.
Por essa razão, antes de optar por um produto ou sistema de trabalho, online ou offline, faça uma boa pesquisa, consulte especialistas, verifique se existem reclamações ou processos contra a empresa e analise muito bem com quem você está se relacionando. Um pouco de cuidado e bom senso fazem toda a diferença. Para a sua carreira e o seu bolso...
As redes sociais são uma boa opção
Há cerca de 5 anos, houve uma explosão nas chamadas redes sociais, tais como Orkut, Facebook e Twitter, o que se estende até hoje e provoca boas mudanças no modo de se relacionar e de fazer negócios.
Aparentemente, elas criaram uma revolução em diversos segmentos, porém, uma olhada mais atenta, nos revela que as redes são, nada mais, nada menos, do que as mesmas arenas sociais que sempre existiram, mas com uma nova ferramenta: a internet.
No passado, o local de encontro já foi a aldeia, a praça, a igreja, ou seja, lugares nos quais as pessoas se encontravam para conversar, flertar namorar, fazer negócios resolver diferenças e muito mais. O que mudou de lá para cá, é que muitas destas atividades migraram para o Facebook ou Twitter, por exemplo.
Por esta razão, o modo de se lidar e empregar as redes, não é muito diferente do que acontecia no passado. Logicamente, não é a mesma coisa, porém o básico, permanece o mesmo desde a Antiguidade.
Uma estratégia
Nos tempos em que a praça das cidades era o local de encontro, as pessoas se arrumavam todas para sair; afinal, era preciso mostrar o melhor de si para os outros, mesmo que não fosse totalmente real. Principalmente nas pequenas cidades, as notícias corriam rápido...
Por isso, antes de sair abrindo perfis em todas as redes e sem que você tenha tempo de aproveitar os benefícios que elas tem para oferecer, o ideal é que pesquise as características de cada uma delas, seus benefícios e limitações e, só então, invista em 2 ou 3 somente.
Aparecer em diversas redes, fazer parte de muitos grupos e usar vários aplicativos, demanda tempo e dedicação e a maioria dos pequenos negócios ou profissionais autônomos não tem tempo para se dedicar tanto às redes sociais.
Assim, mais do que estar presente na rede, parece que o ideal é estar atuante, ou seja, participar, interagir, aproveitar ao máximo o que a ferramenta pode proporcionar a você e seus negócios. Isso podemos dizer que é criar uma estratégia para usar as redes sociais.
Quais escolher?
É uma pergunta que não posso responder diretamente, uma vez que depende da sua atividade e dos seus objetivos. Eu mesmo já fiz parte de várias redes ao mesmo tempo, mas fui vencido porque recebia centenas (mesmo!) de mensagens, sem ter como aproveitar a maioria delas.
A sensação é a de ter um banquete à sua frente, com os pratos que você mais gosta, mas só ter 3 minutos para comer. O que se faria num caso desses? Escolheria apenas 2 ou 3, não mais do que isso, correto?
O mesmo acontece nesta situação, pois você tem à disposição várias ferramentas gratuitas, que te colocam em contato com o mundo, tendo um enorme potencial para melhorar seus relacionamentos e seus negócios, mas o seu tempo é escasso para aproveitar todas elas. Então, selecione as melhores para VOCÊ.
Dê uma olhada em cada uma, veja as funcionalidades, analise os grupos e então teste. Não importa se você depois de um tempo perceber que a ferramenta não serve mais; afinal, tudo muda! Depois disso, terá mais clareza para escolher as melhores redes sociais e tirar o melhor benefício de cada uma delas. Mas lembre, apenas 2 ou 3, não mais que isso.
E o que mais?
Creio que a melhor lição das redes, é que realmente é preciso compartilhar, dar alguma coisa, promover valores. Em todas elas, é necessário contribuir para os demais, pois é isso o que se espera num grupo de pessoas com interesses comuns.
Quanto mais você compartilha, forma uma reputação positiva e agrega cada vez mais valor ao seu trabalho. Com isso, é como se você ganhe fãs, seguidores e pessoas que compartilham os seus valores. Daí para que se tornem clientes ou parceiros, é um pulo!
Por isso, estar aberto para ajudar e ser ajudado parece ser a tônica nas redes sociais. Embora circule muita bobagem por aí, coisa boas e muito boas aparecem com frequência, é só procurar. Desta forma, tornar a presença digital parte dos seus negócios, será uma tarefa mais simples e lucrativa do que você imagina.
Sucesso!